Bem vindo ao sítio na Internet da Fundação Alberto Canedo.
A Fundação existe pela vontade e pela responsabilidade que senti de contribuir com uma parte do que, através de uma vida de esforço e de trabalho, tive o privilégio de alcançar.
Há duas razões principais para que tenha decidido, no ano de 2013, criar esta organização. A primeira prende-se com o sentimento profundo de pertença à região do Porto, enraizado pela minha naturalidade e multiplicado pela ausência provocada por trinta anos de emigração. Em segundo lugar, pela perceção das dificuldades crescentes que os indivíduos e as famílias atravessam e pela diferença decisiva que a dádiva, por menor que seja, pode fazer na vida desses indivíduos e dessas famílias.
Quando alguém se encontra numa situação de carência, a presença e a intervenção de outrem em seu favor é um pequeno impulso que, para além de ajudar a minorar as dificuldades do quotidiano, tem o potencial de leva à restauração do maior bem que o ser humano tem: a dignidade. Como é que isto acontece? É na proximidade entre quem pode ajudar e quem necessita de ajuda que se encontra o que une os que têm meios desiguais de enfrentar a vida e as suas circunstâncias – a condição humana.
Contribuir e oferecer traz à consciência do doador a sua condição de humanidade, responsabiliza-o perante o outro, seu igual, em direito e dignidade, integra-o e aumenta o seu grau de pertença na comunidade. Essa consciente responsabilidade não o diminui nem condiciona, mas foca-o no essencial, mas liberta-o das tendências e dos sentimentos que corroem a pessoa e a comunidade – o egoísmo, o isolamento, o engano da autossuficiência. Para aquele que recebe, tão importante como os bens e os serviços indispensáveis à diminuição da sua circunstância de necessidade, advém o sentimento de que o outro, seu igual e sob a mesma condição de humanidade, de si se compadeceu e o valorizou ao ponto de por si se responsabilizar.
É neste encontro, entre quem dá e quem recebe, que se transforma o ato de dar numa relação de ganho duplo, em que é a condição humana que sai dignificada e a esperança no sentimento de humanidade que sai reforçado.
Esta Fundação é o pequeno contributo para este encontro entre quem deseja dar e quem necessita de receber. Ela começou com um singelo projeto, pessoal, de distribuição de alimentos por famílias carenciadas da área da minha residência. E, através dele, pelo privilégio sentido de ter sido útil, nasceu e cresceu, quase espontaneamente, a possibilidade de aumentar o número de pessoas e famílias assistidas e alargar os bens e os serviços prestados.
Até onde chegará este projeto depende também do seu apoio. Através dele, espero que sinta a alegria e o reconhecimento que só o dar, liberalmente e com um propósito de verdadeira humanidade, proporcionam.
Obrigado por apoiar a Fundação Alberto Canedo!