Prezados Cooperadores e Colaboradores,
Passado o primeiro ano da existência institucional da Fundação Alberto Canedo e apresentado o respetivo Relatório de Atividades de 2015, é chegado o momento de uma primeira avaliação qualitativa do trabalho realizado.
Tendo este projeto nascido de uma iniciativa particular de solidariedade, a Fundação Alberto Canedo, na sua génese, tinha como único objectivo a distribuição de alimentos a famílias carenciadas, no distrito do Porto. Porém, ao analisarmos o Relatório de Atividades de 2015, chega-se facilmente à conclusão de que este objetivo não só foi plenamente cumprido como foi largamente ultrapassado, quer em número de famílias apoiadas, quer, em especial, pela ramificação para outras áreas de apoio pessoal e familiar.
Durante o ano de 2015, a Fundação fez crescer o apoio alimentar de 25 para 68 famílias. E, pela visita a cada família referenciada pelas autarquias locais, conseguimos ajustar e adaptar o cabaz alimentar a distribuir à realidade familiar, o que o transforma, em quantidade e qualidade, num dos melhores e mais úteis na região do Porto.
Através desse contacto e conhecimento com os beneficiários, deparámo-nos com necessidades diversas. Assim, iniciámos ações de apoio em casos urgentes, de modo a ajudar, de forma direta e imediata, no pagamento de serviços essenciais, como água, luz, renda, bilhetes de transporte, e outros.
Por outro lado, sentimos a necessidades de, detetada a dificuldade de reintegração das pessoas e famílias em situações de carência, dar início a projetos mais estruturantes. Por exemplo, criámos protocolos com instituições de saúde, nomeadamente uma clínica dentária, de modo a facilitar a saúde, higiene e estética dentárias, óbice prosaico mas real à procura de emprego.
Iniciámos ainda ações de formação na área da gestão de finanças familiares, economia doméstica e culinária, e procura de emprego, neste caso não só com o incentivo à procura ativa, mas também através de contactos e protocolos em curso com instituições da área.
No entanto, como nem só de trabalho se faz uma vida pensamos alargar a reintegração a aspetos sociais. Como exemplo desta ação, estamos no momento a concluir um Protocolo com a Casa da Música, que possibilitará que pessoas e famílias beneficiem de bilhetes grátis para espetáculos culturais nesta distinta instituição da cidade, que em muito contribuirão para a sua formação pessoal e o crescimento da sua autoestima.
Nos nossos contactos com as autarquias locais retivemos a perceção de que também instituições públicas e privadas necessitam de apoio e que faz parte da responsabilidade social ajudá-las a cumprir a sua missão. Iniciámos, por isso, um serviço de ofertas a instituições, dentre as quais destacamos, até à data, juntas de freguesia, e associações protetoras de crianças.
Estamos muito gratos a todos os que, através das suas ofertas e ações de incentivo, cooperaram com a Fundação Alberto Canedo. Reconhecemos ainda o esforço de todos os colaboradores, diretos ou indiretos, que têm tornado possível o contacto e o acompanhamento próximo dos nossos beneficiários e o funcionamento da Fundação.
Um bem haja a todos. Juntos, estamos a cumprir o nosso mote: Virtude no Labor, Responsabilidade na Dádiva. Que 2016 seja um ano em que muitas pessoas vivam um pouco melhor e com mais perspetivas de futuro e de vida, através da nossa ação. Eles são a nossa razão de existir e a nossa motivação para agir.
O Presidente
Alberto Ferreira Canedo
Porto, 08/03/2016